OS AVANÇOS EM 2013
PELA PRIMEIRA INFÂNCIA

Articulação, Gestão do Conhecimento e Práticas são
os três eixos que se integram e definem as estratégias de
atuação da FMCSV, sempre de forma integrada.

É também por meio deles que você, leitor, poderá conhecer
as iniciativas realizadas em 2013 e que fizeram diferença na
vida de milhares de crianças e suas famílias.

Conteúdo e informações para todos os públicos

É neste eixo que se concentra a estratégia da organização de
gerar, sistematizar e compartilhar conteúdo sobre a Primeira Infância para
que todos os setores sociais sejam subsidiados por conhecimento e
argumentos sólidos relativos à importância de se olhar prioritariamente à
criança pequena e seu universo.

As publicações, os vídeos, artigos e outros materiais, a maior parte
disponibilizada no nosso site, e outro montante também distribuído a
públicos distintos, são produzidos pela FMCSV, por seus parceiros ou
mesmo traduzidos de outras fontes e organizações, criando um fluxo de
informações atuais, do Brasil e do mundo, sobre desenvolvimento infantil.

FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO
INFANTIL – DA GESTAÇÃO AOS 3 ANOS

Em 2013, esta publicação foi campeã de downloads do arquivo digital, disponibilizado gratuitamente no nosso site. Mais de 1.300 internautas baixaram o conteúdo revisto e atualizado de toda a base teórica produzida pela organização para orientar a formulação de práticas em favor da Primeira Infância.

O livro traz informações preciosas para profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, gestores e decisores de todas as áreas ligadas ao desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos.

A saúde integral da criança, o pré-natal e o nascimento são tópicos esmiuçados nas primeiras páginas da obra, que depois explora cada etapa do desenvolvimento infantil, discutindo conceitos sobre o neurodesenvolvimento, os aspectos emocionais da criança e suas expressões e seus estímulos, abordados por um time de especialistas no assunto.

Tabelas, gráficos, dados de pesquisas e referências científicas embasam todo o conteúdo, oferecendo uma gama de subsídios para a reflexão e o trabalho com a Primeira Infância.

A edição impressa, de 500 exemplares, foi distribuída aos parceiros da FMCSV e principais jornalistas que cobrem a editoria da infância.

PROGRAMA NOTA 10 –
PRIMEIRA INFÂNCIA - 0 A 3 ANOS

Em 2012, a FMCSV e a Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, desenvolveram, em parceria, o projeto “Nota 10 Primeira Infância”, uma série de cinco programas veiculados naquela emissora.

No ano passado, esse conteúdo foi gravado em um DVD e é acompanhado por um livro, disponível para download gratuito no site da FMCSV. A leitura é muito enriquecedora para profissionais que queiram conhecer melhor o universo infantil.

Na obra, especialistas em Primeira Infância discutem os tópicos “Desenvolvimento cerebral”, “Ser criança hoje”, “O estabelecimento do vínculo”, “O brincar” e “Família”. Temas-chave para um trabalho que tenha como propósito contribuir ao desenvolvimento integral e integrado da criança pequena.

A publicação foi distribuída aos parceiros da FMCSV, à rede de educadores da Fundação Roberto Marinho e aos cinquenta principais jornalistas que cobrem a editoria de Educação.

PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA (DA GESTAÇÃO AOS 3 ANOS) – PERCEPÇÕES E
PRÁTICAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE A FASE INICIAL DA VIDA

Não se trata de a família terceirizar a educação da criança ao matriculá-la na creche, mas de termos um projeto político que combine as ações entre a família e outros setores.

Primeiríssima Infância (da gestação
aos 3 anos) – Percepções e práticas da sociedade
brasileira sobre a fase inicial da vida, página 61.

A pesquisa “Percepções e Práticas da Sociedade em Relação à Primeira Infância”, realizada em 2012 pela FMCSV em parceria com o Ibope e o Instituto Paulo Montenegro, virou livro.

A iniciativa foi fruto do entendimento de que, embora a sociedade tenha interesse em saber mais sobre a Primeira Infância, ela pouco conhece os principais aspectos da fase de vida essencial à formação do indivíduo.

Com a publicação, a ideia é aprofundar as informações e dar aos atores sociais subsídios aos processos decisórios de políticas públicas voltadas à criança pequena, com enfoque na promoção do desenvolvimento integral e integrado. Para discutir os temas minuciosamente, a organização convidou um time de especialistas das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

A obra pretende, também, ajudar a sociedade a ter uma visão mais clara e assertiva sobre o desenvolvimento infantil, saindo do patamar dos conhecimentos básicos para também transitar nos conhecimentos de cunho científico.

A versão impressa foi distribuída a setecentas pessoas (gestores públicos, jornalistas, participantes do curso de Liderança Executiva, parceiros da RNPI, mães blogueiras, dentre outros). A versão digital está disponível no acervo digital da organização para download gratuito.

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO
PROGRAMA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA

O Programa Primeiríssima Infância encerrou um ciclo de quatro anos de implementação colhendo bons frutos nas cidades de Itupeva, Penápolis, São Carlos, Votuporanga e no bairro de Cidade Ademar, na região metropolitana de São Paulo.

A FMCSV realizou uma avaliação externa para detectar os avanços conquistados e os aspectos que ainda precisam ser trabalhados para aumentar o impacto do programa nos municípios parceiros.

As conclusões estão sistematizadas em um relatório elaborado em 2013 e têm sido utilizadas para estruturar novas ações que viabilizem um melhor atendimento à gestante e à criança pequena. Também subsidiam a FMCSV para aperfeiçoar e ajustar estratégias que garantam a aplicação do Programa Primeiríssima Infância em grande escala.

PRIMEIRA INFÂNCIA - 0 A 3 ANOS

É tarefa de todos criar condições para que a relação entre mãe e bebê seja saudável, construída da melhor maneira possível

Trecho extraído do folheto 4, Nasceu, da
Coleção Primeira Infância.

Esta coleção, idealizada pela FMCSV, é composta de doze folhetos que exploram, em uma linguagem lúdica e dinâmica, temas essenciais ao desenvolvimento infantil, para pais, familiares e cuidadores da criança pequena. São eles: Pré-Natal, Gestação, Parto, Nasceu, Vínculo, Amamentar, Desmame, Cuidados e Estímulos, O Sono do Bebê, O Papel do Pai, O Ritmo da Criança e O Brincar.

O objetivo dos folhetos é levar ao público em geral, especialmente às famílias de baixa renda, conteúdo informativo de qualidade com respostas e orientações práticas às dúvidas mais frequentes.

Cerca de vinte mil coleções foram distribuídas em creches, postos de saúde e centros de assistência social dos doze municípios parceiros da FMCSV, que implantaram o Programa Primeiríssima Infância.

Nosso parceiro, o Instituto Camargo Correa, elaborou uma cartilha baseada nos folhetos e a distribuiu em nove municípios onde realiza ações pela Primeira Infância, como a Semana do Bebê.

A versão digital dos doze folhetos está disponível para download no site da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

NOTA 10 – PRIMEIRA INFÂNCIA - 4 A 6 ANOS

Em 2013, o Programa Nota 10, da parceria entre a FMCSV e o Canal Futura, entrou em uma nova fase. O que motivou as duas organizações a ampliar o projeto foi o sucesso da primeira temporada, veiculada em 2012.

O resultado foi o Nota 10 – Primeira Infância - 4 a 6 anos, dividido em cinco episódios, de trinta minutos cada, exibidos pelo Canal Futura a partir de novembro de 2013.

A maior novidade é que a criança é o personagem central, do qual parte toda a narrativa, explorando o que ela pensa sobre os assuntos abordados, quais dúvidas tem, como vê a si mesma, dentre outras questões relevantes.

Os episódios semanais, conduzidos pelo apresentador Leo Madeira, discutem os temas “Não Sou Mais Bebê”, “Minha Família”, “Minha Escola”, “Minhas Brincadeiras” e “Meu Futuro”.

Para contemplar a diversidade do universo infantil, a equipe procurou histórias em realidades brasileiras distintas, gravando as cenas em uma escola privada de classe média alta, uma escola pública, uma comunidade indígena e outra quilombola.

A série completa está disponível no portal Futuratec, a videoteca online do Canal Futura, no site da FMCSV e na página do Youtube da organização.

CONSTRUIR AS COMPETÊNCIAS DOS ADULTOS PARA
MELHORAR O DESEMPENHO DAS CRIANÇAS

Cumprindo o objetivo de disseminar conteúdos de outras organizações para agregar conhecimento ao tema do desenvolvimento infantil, a FMCSV adaptou e traduziu o vídeo Construir as competências dos adultos para melhorar o desempenho das crianças idealizado pelo Center on the Developing Child, da Universidade de Harvard, e baseado em uma teoria de mudança.

A animação, feita por meio de imagens e desenhos, mostra como crianças com uma base sólida terão maiores chances de se desenvolver sadiamente e construir uma vida adulta bem-sucedida.

O filme defende o princípio de que pais e cuidadores precisam de apoio para cuidar de seus filhos e que é necessário mais do que informar as pessoas sobre o desenvolvimento na Primeira Infância. É preciso investir na orientação para que construam suas competências, a fim de que se tornem aptas não só a dar uma boa formação integral para as crianças, como também a gerir melhor as próprias vidas.

O lançamento do vídeo aconteceu em outubro de 2013, no III Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, e já está disponível no site e na página da FMCSV no Youtube, sendo que até dezembro daquele ano alcançou 1.228 visualizações.

A CONSOLIDAÇÃO DO III SIMPÓSIO INTERNACIONAL

A FMCSV, no âmbito do NCPI, promoveu, nos dias 2 e 3 de outubro, o III Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, com o tema Inovação e Escala – Enfrentando Problemas Sociais Complexos. A ação, além de disseminar conhecimento, é um amplo espaço de articulação entre as áreas de atendimento à criança pequena.

As inscrições se esgotaram rapidamente, mas, quem não conseguiu uma vaga também pode participar, assistindo todo o evento pela internet.

O Simpósio reuniu experts nacionais e internacionais em disseminação de programas em grande escala, avaliação e inovação para responder a uma questão que comumente aflige as organizações sociais: “Como fazer com que meu projeto atinja o maior número possível de pessoas?”.

No time de palestrantes estavam nomes como Richard Kohl, especialista em escalabilidade de projetos sociais, Lisa Jordan, diretora executiva da Fundação Bernard van Leer, e Beverly Parsons, expert em avaliação de projetos sociais, que discutiram o tema proferindo palestras e participando das mesas de debates, alimentadas pelas questões do público presencial, de 276 pessoas, e virtual, formado pelos mais de cinco mil internautas.

A avaliação final mostrou que 90% das pessoas consideraram o evento “ótimo” e “bom”, sendo que a maioria revelou que o Simpósio superou suas expectativas e que os temas discutidos vão contribuir efetivamente ao trabalho que cada um desenvolve em favor da Primeira Infância.

O evento contou com cobertura inédita e ao vivo pelas redes sociais da FMCSV e da Porvir, que publicou textos sobre os temas discutidos.

As palestras e demais materiais utilizados pelos palestrantes, como apresentações e vídeos, estão disponíveis no site da FMCSV, na área do acervo digital, para livre consulta.

O apoio à FMCSV reflete a nossa filosofia em fomentar ações por todo o mundo que ajudem comunidades a crescer e a tornar-se mais fortes. E o começo se dá pelo suporte a projetos de educação que tenham um olhar cuidadoso sobre a Primeira Infância – uma das frentes de atuação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Muito nos orgulha essa parceria, pois o destaque nacional e a relevância internacional que a FMCSV vem conquistando com trabalho árduo promovem o desenvolvimento de novas metodologias de atuação e disseminam o conhecimento entre profissionais do campo, que de fato as aplicam no dia a dia, potencializando o pleno desenvolvimento de crianças brasileiras

Edinardo Figueiredo
CEO Private Bank Brazil, J.P. Morgan

Redes sociais: o mundo virtual pela primeira infância

A tecnologia é uma poderosa aliada para
mobilizar a sociedade, transmitir o
conhecimento e suscitar o debate a qualquer
hora e em qualquer lugar. Por saber disso, a
FMCSV investiu em ferramentas de ponta
para disseminar a causa da Primeira Infância,
consolidando o uso das redes sociais como
estratégia de comunicação.

Em 2013, por meio dessas mídias, um
número maior de pessoas, de todas as áreas
profissionais, regiões do país, idades e
culturas, foi impactado pelas notícias e
mensagens sobre a importância de um
desenvolvimento infantil saudável.

Gostaria apenas de deixar meu profundo apreço pelo belíssimo trabalho de vocês e à causa a qual se dedicam. Podem estar certos de que após horas percorrendo o site, conhecendo o que fazem, uma sementinha foi plantada tamanha foi minha identificação com tudo que vi aqui. Como estudante de Psicologia, acabo de ter a certeza do caminho que quero seguir, junto aos mais novinhos, às famílias, ao resgate da brincadeira (tão importante e tão deturpada nos dias de hoje...) rumo a um mundo melhor porque isso é possível!

Renata Tubarão
internauta
Blog Twitter Facebook Youtube Site